Um artigo para Blog é um instrumento valioso para aumentar a presença online. Por isso, não se deve limitar a escrever por escrever, ou só porque lhe dizem que é requisito criar conteúdo na internet.
Antes de mais, o blog é a plataforma de comunicação de eleição para quem pretende reafirmar a autoridade da marca junto de quem a segue.
É, ainda, por essa via que se promove o relacionamento, com quem encontra na nossa abordagem informação que considera de interesse.
Obviamente que é “obrigatório” adotar técnicas de escrita que permitam que os artigos alcancem as pessoas que se identificam com o tema, conforme já tem sido referido nos nossos artigos anteriores.
O SEO em blog inclui a correta utilização de “palavras-chave” ao longo do texto e o tipo de linguagem, serão determinantes para ditar se o seu artigo cumpre as boas práticas de marketing digital, no que respeita a SEO (Search Engine Optimization).
De uma forma simplificada e traduzido para português, SEO significa otimização de conteúdos para a Web, na medida em que ao escrever qualquer artigo de blog, devemos ter sempre a capacidade inerente de escolher as palavras e termos que são “chave”, bem como as palavras adjacentes que melhor impactarão a classificação do seu artigo em motores de pesquisa, como o Google, Bing ou o Yahoo e até no You Tube.
As palavras chave, tecnicamente conhecidas por “Keywords“, referem-se àquelas que coincidem com as que as pessoas utilizam na barra de pesquisa quando querem obter informação – por exemplo, sobre uma marca ou determinado produto/serviço com intenção de o adquirir.
Se ficou a pensar que têm de ser compostas por apenas uma palavra está completamente enganado. Pode utilizar as long tail Keywords, ou seja, uma conjugação de palavras que formam uma ideia/pesquisa sobre determinado tema. Isto envolve um estudo minucioso do comportamento dos utilizadores e saber exatamente o que eles procuram.
Se não sente aptidão para escrever, mas necessita de o fazer para cumprir os objetivos inerentes ao Marketing Digital, não escreva antes de desenvolver competências de Web Content / Copy Writing e de Técnicas Avançadas SEO! Quem escreve artigos com SEO em blog deve adquirir habilidades para a escrita que mantenham o leitor interessado.
Quando estiver a redigir o seu artigo de blog, lembre-se sempre que este vai ser lido por pessoas, não por motores de pesquisa. Como tal, deixamos mais uma recomendação: cuidado com a otimização excessiva, pois poderá tornar o texto aborrecido e sem personalidade, para quem o está a ler. Ou seja, pode correr o risco de não estar a escrever para o público e apenas para si e para as máquinas.
Sejamos realistas, alguém gosta de ler artigos que parecem ter sido escritos por e para robots, cada vez mais otimizados pela utilização massiva da IA (Inteligência Artificial)? Quando lemos gostamos de nos sentir envolvidos pelo texto, mas acima de tudo, pela forma como nos apresentam as coisas e nos “tocam”.
No entanto, tenha sempre em atenção, que deve ser claro e conciso e usar um discurso atrativo e persuasivo o suficiente para incentivar alguém a ler o restante. A linguagem utilizada deverá estar sempre em conformidade com a imagem da empresa e o tipo de comunicação que a mesma utiliza noutras plataformas. Este aspeto, entre tantos outros tantos, ajuda no estabelecimento do processo de notoriedade da marca ou empresa.
Quanto mais “florearmos”, maior é a probabilidade das pessoas desistirem do resto da leitura! Por sua vez, se as pessoas compreenderem o que está a ser contado e gostarem do seu texto, terão mais predisposição para partilhar, até noutras plataformas digitais, e reagir ao artigo.
E em que é que isso o beneficiará? – Nas suas classificações do Google Analytics, que subentende que gerou conteúdo de valor pois as pessoas interagem das mais variadas formas. É através desta ferramenta que encontra outros dados que lhe permitem tirar ilações sobre a qualidade do conteúdo produzido como o tempo médio de interação ou número de utilizadores, entre outros.
📌 Pense bem antes de escrever!
Como em tudo na vida, devemos sempre pensar antes de partir para a ação. A elaboração de um artigo de blog, não é exceção. Antes de publicar ou escrever o que quer que seja, deve perguntar a si mesmo, o que quer contar aos seus leitores, qual a finalidade do artigo escrito e o que pretende com o mesmo.
📌 Dê estrutura ao seu artigo
Comece o seu artigo com a criação de uma estrutura clara, com princípio, meio e fim. Quando esquematizado, comece a escrever o que pretende por fase da estrutura que delineou.
📌 Use parágrafos!
Saber usar parágrafos é fundamental. Parágrafos podem e devem ser usados sempre que faça sentido. Opte por usá-los sempre que pretende dar ênfase a uma ideia ou a um assunto principal.
📌 Aplique títulos e subtítulos
É através dos níveis de títulos que se estrutura uma página inteira e se consegue ajudar o Google (e os leitores) a perceber os principais tópicos que estão a ser abordados em determinado artigo. O que é que isto significa? Significa que, para as pessoas encontrarem o seu artigo, deve dar uso aos subtítulos e, sempre que possível, utilizar as palavras-chave, sem abusar e sem forçar.
📌 Inclua palavras de sinalização
Palavras de sinalização são, tal como o nome indica, palavras que ajudam o leitor a compreender as ideias principais do seu artigo.
Alguns exemplo de palavras de sinalização são: “primeiro de tudo”; “em segundo lugar” ; “finalmente”; “no entanto”; “consequentemente”, entre outras.
📌 Teste o seu artigo, mostre-o a outras pessoas antes de publicar!
Mostre sempre o seu artigo a outras pessoas antes de o publicar. Para além de poder evitar “algumas gralhas”, consegue ter perceção se a ideia do artigo está a ser transmitida corretamente.
📌 Cuidado com o tamanho do seu artigo
Nem tudo ao mar nem tudo à terra, costuma-se dizer. Encontre o equilíbrio, o seu artigo não deve ser nem curto demais (mínimo de 300 palavras), nem longo demais. Considere como indicação as 800 palavras para explicar, convenientemente, um assunto.
📌 Estabeleça ligações para conteúdo anterior
Sempre que haja algum assunto que já tenha sido falado anteriormente num outro artigo, deve estabelecer ligação e reencaminhamento para esse mesmo artigo. Não só demonstrará conhecimento de causa, como revelará uma certa autoridade relativamente ao assunto em questão.
📌 Seja regular nas publicações, tanto quanto possível
Tente manter o blog da sua marca, tão ativo quanto possível. Dessa forma, o Google conseguirá rastreá-lo com maior frequência e, consequentemente, isso irá ajudá-lo nas suas classificações de pesquisa. Se também quiser saber como deve criar o seu blog em poucos passos, leia este artigo.
🔴 Lembre-se: O conteúdo é rei! Escreva sempre artigos bons. Muito bons!
Caso ainda não saiba como o fazer e se sinta perdido, conte com a nossa ajuda. Ter o seu artigo como primeiro resultado para um determinado tema no Google ou outros motores de pesquisa é possível!
Última atualização – 19/09/2024