Notoriedade da Marca

 

Com a internet tão presente na vida das pessoas, os negócios adaptaram-se rapidamente a esta nova realidade e através do marketing digital, posicionaram-se estrategicamente online para atingir os seus objetivos, inclusive a nível de reforço da notoriedade.

É inegável que o posicionamento de uma marca na internet, resulta numa maior proximidade com o seu público e revela-se uma oportunidade para uma comunicação diferenciada e contínua.

 

A título de curiosidade, apresentamos abaixo, a evolução do valor de grandes marcas, do ano de 2000 ao 2019, período que corresponde ao desenvolvimento da web e do marketing, da era 1.0 ao 3.0. 

 

O que significa notoriedade?

Notoriedade é a característica de ser notório, conhecido e reconhecido!

 

No caso de uma marca, quando é que podemos dizer que é reconhecida? Quando esta é lembrada pelo público e o seu nome é mencionado de forma espontânea e positiva.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, conquistar reputação não é um feito apenas de grandes marcas, está ao alcance de todos! Os empreendedores devem preocupar-se com este facto e o conceito em torno deste resultado.

Porque é que as marcas se devem preocupar com a notoriedade?

As organizações devem dar a devida  importância à notoriedade da sua marca que vai mais além do que ser lembrada, fortalece a confiança com o seu consumidor, e faz com que os seus produtos sejam desejados.

Quando uma marca é notória, os clientes estão interessados numa maior proximidade, dispostos a beneficiar dos serviços e dos produtos como parte da sua vida.

Assim sendo, é decisivo considerar um investimento significativo em Marketing, orientado às ações que levam ao reconhecimento da marca e que por sua vez, a médio prazo, incrementará as vendas de forma sustentável!

Como conquistar maior visibilidade?

Atualmente, as melhores formas são utilizando plataformas digitais (redes sociais, websites, blogs, SEO, newsletter entre outros nomes populares no marketing digital).

📌 Redes Sociais

 Com mais de 80,9% das famílias portuguesas presentes na internet, criar uma presença digital nas Redes Sociais, é fundamental para estar presente no dia-a-dia dos consumidores. No entanto, a comunicação deve ser adaptada a cada situação. Comunicar no Facebook ou Instagram é muito diferente de comunicar no LinkedIn, por exemplo.

📌 Websites

 Um website, hoje em dia, é uma das formas mais importantes de fazer crescer o nome de uma organização. Um website simples, responsivo, bem desenhado e com o SEO alinhado, traz reconhecimento à marca.

📌 Blogs

 A criação de conteúdos regulares, relacionados com a área de negócio onde a organização atua tem um impacto positivo no nome da organização. Se a criação de conteúdos for regular e bem estruturada, pode criar fidelizações de clientes!

📌 SEO

 É importante existir um bom trabalho a nível de SEO de forma a que os Websites/Conteúdos sejam encontrados mais facilmente, chegando aos utilizadores de forma orgânica. Um bom posicionamento do Website no Index de um motor de pesquisa, gera mais tráfego qualificado e consequentemente traz mais reconhecimento a uma marca.

📌 Newsletter

 Uma Newsletter com conteúdo de qualidade, cria e fortalece uma ligação com o público, traz mais visibilidade às plataformas digitais e ainda mostra conhecimentos por parte da organização.

Mesmo empresas pequenas e com orçamentos limitados conseguem crescer e aparecer? Sim, desde que tenham as estratégias e conhecimento para se digitalizar, atuando assim neste meio e atingindo o público certo.

Para a sua marca ser inesquecível para os seus clientes, também tem de trabalhar no mundo offline, produtos diferenciados, pós-venda excelente, criatividade e geração de valor para os consumidores. Assim, a sua empresa atingirá o próximo nível e será lembrada com mais frequência pelos clientes.

A notoriedade chega ao seu ponto máximo quando a marca representa a sua própria categoria do produto; por exemplo, a Gillette, cuja marca representa o nome pelo qual o produto é conhecido.

Existem dois tipos de notoriedade:

  • A notoriedade assistida, é quando o  consumidor menciona a marca, de entre um conjunto de marcas à sua preferência.
  • A notoriedade espontânea, acontece quando a marca é referida perante a indicação da categoria do produto.
 
Ao ler mais sobre este assunto, tem cada vez mais a certeza que a sua marca precisa de maior visibilidade ou reposicionamento? Contacte-nos e numa sessão de Briefing, apresentaremos a solução à medida!
 

Notoriedade enquanto fonte de valor para a marca

  • A notoriedade é determinante para a formação e força as associações à marca;
  • Aumenta a probabilidade de a marca ser tida em conta no processo de decisão de compra;
  • Garante à empresa maior poder negocial junto de distribuidores;
  • O elevado reconhecimento, derivado a uma forte publicidade, contribui para que a marca seja associada ao sucesso;
  • A posse de reputação é um indicador para o consumidor do empenho  da marca em estar presente no mercado.

DICAS RÁPIDAS

 
  • Comunique com o público de forma objetiva e ofereça conteúdo de valor. Mesmo assim, o cliente poderá não manter o interesse na sua comunicação, permita-lhe facilmente aceder à funcionalidade de opt-out para email marketing.
 
  • Na produção de um Catálogo, Flyer ou Cartão de Visita, assegura-se que é mais uma forma de reforçar a relação de confiança, entregue-lhe informação que facilita a comunicação e inove nos detalhes, até num simples QR Code.
 

A nossa empresa é um coletivo de pessoas que se esforça para implementar estratégias e táticas de sucesso para o seu negócio.

Na BPHL Assessoria empenhamo-nos todos os dias para entregar resultados aos nossos clientes incrementando valor ao seu negócio, criando assim uma simbiose empresarial em que todos crescemos.

 

Ainda mais nesta Era Covid-19, temos de nos manter ainda mais unidos, mesmo que à distância, e trabalhar em conjunto para que o impacto negativo na economia seja minorado.

 

Avancemos para a digitalização mas privilegiando a HUMANIZAÇÃO! 

Junte-se à nossa equipa !

Iniciar conversa
1
Não hesite em falar connosco!
Olá!
Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.