As rápidas mudanças tecnológicas e as exigências do mercado estão a levar as empresas portuguesas a apostar, cada vez mais, na qualificação dos recursos humanos e na inovação organizacional. Neste contexto, a Formação-Ação, do Portugal 2030, é a iniciativa cofinanciada pelo COMPETE 2030 que vai destinar 60 milhões de euros ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas portuguesas (PME).
As candidaturas ao programa, que combina formação certificada com consultoria especializada, abrem a 31 de outubro de 2025.
Este modelo inovador alia o ensino tradicional à aplicação prática no local de trabalho, garantindo não só a modernização das empresas como também o cumprimento das horas de formação legalmente exigidas, de forma totalmente financiada.
O Formação-Ação apoia sessões de formação, em regime presencial ou online, que contemplem o recurso à metodologia de formação-ação, que prevê formação, alternada, em sala e “on the job”, ou seja, em contexto de trabalho.
O objetivo é promover, com assertividade, o encontro entre as necessidades das empresas e as qualificações dos seus trabalhadores.
Isto permite às empresas:
Participar no Formação-Ação traz benefícios diretos:
Deste modo, as empresas, com um investimento estratégico de baixo custo e elevado impacto, podem investir na modernização e sustentabilidade do negócio.
Com o nosso apoio em consultoria empresarial vamos ajudar selecionar as áreas mais relevantes para realidade empresarial e desenhar um plano de intervenção adaptado à sua estrutura.
Com formação especializada pela AEP sobre a Metodologia do Formação Ação PME e mais de 12 anos de experiência na implementação de Projetos Financiados pelos Fundos Europeus, a nossa consultora Elisabete Gonçalves acompanha desde o diagnóstico de necessidades à definição e execução de um plano de ação.
O programa destina-se a PME com sede nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, desde que cumpram dois critérios fundamentais:
Além disso, os projetos podem ter uma abordagem setorial (ex. Turismo, Agricultura, Comércio, Construção, Serviços) ou multissetorial, o que garante uma ampla abrangência de empresas com diferentes perfis.
Não são elegíveis atividades ligadas aos setores financeiro, de seguros, defesa, lotarias ou jogos de aposta.
O Fundo Social Europeu Mais (FSE+) cofinancia, normalmente, 90% dos custos elegíveis, tornando este programa extremamente atrativo para as empresas que querem investir em recursos humanos e inovação, com baixo risco financeiro.
Entre os gastos elegíveis incluem-se:
Os eixos prioritários do programa abrangem inovação, digitalização, eficiência energética, internacionalização, competitividade e critérios ESG.
A Formação-Ação é mais do que um apoio: é a oportunidade de modernizar o seu negócio, qualificar equipas e cumprir obrigações legais, praticamente sem custos.
Com a nossa consultoria especializada e mais de 12 anos de experiência em projetos financiados, acompanhamos a sua empresa desde o diagnóstico até à execução do plano de ação.
Não deixe passar esta oportunidade. Prepare connosco a sua candidatura até 31 de outubro e garanta o acesso a um financiamento que pode transformar a sua PME.
Informe-se também de outros apoios disponíveis.
Artigo atualizado a 09.09.2025
Pode ter interesse em ler sobre:
A Formação-Ação PME do Portugal 2030, é a iniciativa cofinanciada pelo COMPETE 2030 que vai destinar 60 milhões de euros em consultoria de implementação....
Provavelmente ainda não é um termo que lhe diga muito, mas o Coaching 4.0 vai ser um apoio do qual vai ouvir falar muito nos próximos tempos. ...
Tratamos de todo o processo desde a candidatura, o diagnóstico de necessidades às ações de consultoria e formação relevantes, de forma a qualificar os colaboradores e, consequente, aumentando a competividade da sua empresa.