Como fazer Email Marketing?
Conheça os seus benefícios

O email marketing é uma forma de comunicar! É preciso entender muito bem o conceito antes de o colocar em prática.

 

Mas qual a sua importância e benefícios?

 

O objetivo é divulgar e promover algo através do correio eletrónico.

Assim sendo, um título apelativo e uma estrutura no corpo do email mais visual e com informação persuasiva são cruciais! Mas não é suficiente…

O que vamos abordar

Como fazer Email Marketing?

Através do email é estabelecido um canal de comunicação para criar e manter relacionamento com os clientes atuais e potenciais.

 

O email marketing, além de se inserir numa estratégia consolidada e integrada de Marketing e Comunicação, também deverá atuar em conjunto com outros canais de comunicação – redes sociais, artes gráficas impressas (flyers, cartazes,…) – e distribuídos em locais físicos, blogues, websites, entre outros. 

 

De notar que, esta forma de comunicação direta da sua empresa só deverá ser enviada a contactos de email que já constem na sua base de dados – designada Mailing List.

Qual a importância do uso desta ferramenta nos dias que correm? 

Para responder a esta pergunta, apresentamos números. Estes nunca mentem! 

Assim sendo, e de acordo com dados estatísticos referentes ao ano de 2019, podemos constatar que foram enviados cerca de 292,6 biliões de emails. Impressionante, não é?! Mas não ficamos por aqui: o número previsto atingir até 2023 é, nada mais nada menos que 347,3 biliões de emails enviados!

Beneficie do Email Marketing 

Para que este procedimento seja um sucesso, é preciso saber como o utilizar!  Até aqui, conseguimos compreender o alcance desta ferramenta. Agora resta-nos entender como tirar o melhor partido e para tal, temos que saber como manuseá-la!  

 

Abaixo iremos revelar o melhor procedimento para elaborar uma campanha de Email Marketing bem sucedida. 

 

Tenha em consideração que também é pertinente ter um Plano de Marketing na sua empresa. 

Clientes Atuais e Potenciais.

3 Passos para um Bom Email Marketing

Passo 1: Pré-Campanha 

Tal como o nome indica, esta etapa é inerente a todo o planeamento da campanha: desde o delineamento de objetivos e motivos até à própria realização da mesma.  

Tenha em atenção o seguinte: nunca compre contactos! Além de passar uma imagem negativa da sua empresa, está a contactar pessoas que nunca o autorizaram a tal.  

 

Por esta altura, é fundamental que a sua base de dados comece a tornar-se mais substancial, seja por subscrição de Newsletter, através de loja física ou por meio das redes sociais.

Ter uma base de dados é imperativo para a obtenção de bons resultados. É esta base de dados que lhe permite segmentar e chegar mais facilmente às necessidades de cada segmento.

No mercado encontram-se atualmente imensas ferramentas de email marketing; destacamos:

  • Mailchimp 
  • E-Goi 
  • Zoho

Passo 2: Preparação para o envio da Campanha  

  

Se não tiver ninguém qualificado na empresa, contrate uma entidade especializada.

 

Agora é o momento do tudo ou nada! Deve combater com as suas melhores armas: botões CTA (Call to action), links, títulos apelativos e frases impactantes. Esforçámo-nos numa tentativa de aproximação, tendo em conta as preferências de cada pessoa. Evite, portanto, a transmissão de mensagens comerciais e personalize sempre os seus emails pois, dessa forma, consegue estabelecer mais facilmente uma relação pessoal.

 

Automatize e otimize as suas campanhas. Automatizar, pois assim liberta tempo para outras coisas. Otimizar, porque hoje em dia elas podem ser visualizadas em diferentes formatos móveis.  
Por fim, nesta fase é determinante que teste a sua campanha. Desta forma, consegue encontrar atempadamente possíveis falhas e problemas, facilmente resolvidos antes do envio oficial da campanha. 

Passo 3: Pós envio da campanha 

  

Após o envio da campanha e mediante métricas, vai conseguir compreender não só o número de emails abertos pelos destinatários, mas também os dados de navegação do seu website, do número de visitas e partilha de informações nas redes sociais. Assim, poderá promover uma ação de melhoria contínua, ao rever o que correu bem e mal.  

 

Com esta análise está também a promover uma melhoraria em termos de segmentação para a sua empresa. Como? Examinando quem abriu cada email enviado, que botões clicaram, quanto tempo demoraram e os produtos visualizados e adquiridos. Com este conhecimento, consegue criar campanhas mais personalizadas, e acima de tudo, mais eficientes.

Teste! E teste novamente! Se não testar, não sabe se vai funcionar.

Se não souber se funcionou, não vai conseguir evoluir…

Com a BPHL Assessoria a evolução é garantida! 

Pode ter interesse em:

Este artigo foi-lhe útil?
Siga as nossas Redes Sociais!
Iniciar conversa
1
Não hesite em falar connosco!
Olá!
Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.