Como criar um Blog em poucos passos

O que vamos abordar

Ao longo do tempo, sempre se ouviu falar sobre a evolução e a história dos meios de comunicação. 

 

Neste contexto, este artigo em particular procura, essencialmente, responder à pergunta: “Como criar um Blog em poucos passos?”. Sendo assim, serão abordados os tipos de artigos existentes, bem como a estrutura de um blog.

 

Com este avanço na comunicação começaram a surgir Blogs, que rapidamente se tornaram muito populares na internet, impulsionando, assim, milhões de pessoas em todo o mundo a criarem um, no qual partilhassem conhecimentos, hobbies e diversos outros conteúdos, desde receitas, notícias de celebridades até mesmo medicina.

O que é um blog?

Os Blogs são ferramentas pessoais, de empresas ou de marcas constituídos por um conjunto de Artigos. Estes, permitem a transmissão de informação, elaborada numa estrutura que inclui textos longos, divididos por parágrafos e numa sequência de ideias ordenada.

Não dependem do tráfego pago ou de outras restrições impostas pelas redes sociais, por serem da responsabilidade do proprietário, criados em plataformas próprias. Os conteúdos de um blog, oferecem uma diversidade de formatos, como o exemplo de textos, imagens, vídeos, podcasts e infográficos em simultâneo.

No contexto empresarial

Também as empresas tiveram de se adaptar ao meio digital e, independentemente do canal, a prioridade é a criação de conteúdo relevante, que seja construído com uma linguagem adequada ao seu público alvo, sendo esta considerada uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

Atualmente, os Blogs são espaços onde as marcas publicam conteúdo de forma regular, para que o público interessado possa aceder ao mesmo, além do mais, ter um Blog é uma excelente forma de adquirir notoriedade dentro da sua área.

Pontos principais de um Blog.

6 Tipos de artigos de blog

Para criar um blog em poucos passos é necessário saber o que escrever e, principalmente, como escrever. Como já referimos, o sucesso está na qualidade e relevância dos artigos e se estes vão ao encontro do que a persona necessita.

 

Existe uma variedade enorme de tipos de artigos que devem ser alterados ao longo do tempo, de modo a não cansarem o leitor, nem a si mesmo.

 

Sendo assim, destacamos 6 deles:

1. ARTIGO DE OPINIÃO

Consistem na escrita de artigos nos quais se partilha a sua opinião sobre determinados temas, quer sejam da atualidade ou da área de formação e que possam ser relevantes para os seus leitores.

 

2. ARTIGOS COMPARATIVOS

Estes artigos podem ser utilizados para demonstrar comparações entre os seus produtos, reviews de produtos, apresentar as diferenças entre uns e outros e dizer de que formas podem ser mais apropriadas para certo tipo de necessidades.

 

3. ARTIGOS COM LISTAS

Conteúdo de rápido consumo e de fácil memorização, sendo um ótimo instrumento para captar a atenção dos seus seguidores. A lista dá uma clara perceção da informação que o leitor vai encontrar no artigo. 

 

4. ARTIGOS DE INSPIRAÇÃO

São artigos que inspiram a audiência, exemplos disso são partilhas da própria história de vida ou o processo de criação de uma marca própria, bem como o que o motiva a lutar pelo seu projeto. Um fator importante é conseguir criar uma ligação emotiva entre os leitores e a sua marca.

 

5. ARTIGOS QUE AJUDAM A ULTRAPASSAR PROBLEMAS

Neste tipo de artigos, e tal como em todos os outros, deve escrever-se sobre aqueles que são os principais problemas da sua persona e explicar como os mesmos podem ser ultrapassados.

 

6. ARTIGOS QUE EXPLICAM COMO FAZER

Exemplos deste tipo de artigos são “como fazer passo a passo” ou “como fazer mais rápido”, ensinando os leitores a fazerem coisas importantes da sua área. Um facto interessante é que a pergunta que o Google mais recebe é “Como fazer”, deste modo tente perceber o que é mais procurando na sua área e escreva artigos explicativos.

Desta forma, o ideal é diversificar tanto no tipo como no tema do artigo, de modo a não cansarem o leitor, nem a si mesmo!

Call To Action

10 Passos para estruturar um artigo de blog

1. TÍTULO

Este é um dos aspetos mais importantes na escrita de um blog, pois é ele que capta a atenção do leitor e faz com que  este decida se abre ou não o artigo.

 

2. IMAGEM

É importante colocar uma imagem chamativa relacionada com o tema. Esta etapa não é obrigatória, no entanto é bastante aconselhada principalmente para os leitores mais “visuais”.

 

3. FRASE CHAMATIVA

Esta frase tem a função de chamar a atenção do leitor para que este continue a ler o artigo. Nesta etapa é comum dar algum destaque à frase, nomeadamente colocando-a em negrito ou itálico.

4. INTRODUÇÃO

Deve constar um breve resumo do artigo, à semelhança das fases anteriores, também a introdução deve ser chamativa, uma vez que normalmente esta parte fica aberta na página inicial do blog. Deste modo, o leitor só irá continuar a ler se este texto chamar a atenção, sendo assim deve apresentar conteúdo simples.

 

5. DESENVOLVIMENTO

Parte principal do texto e deve explicar tudo o que já foi referido até então. Além disso, é onde se aborda o assunto do título com mais detalhe.

 

6. CONCLUSÃO

Esta etapa contém um texto bastante curto com as considerações finais e o fim do assunto.

7. NOME DO AUTOR

Necessário colocar.

 

8. CALL TO ACTION

Deve conter uma chamada ao leitor, exemplo disto é convidá-lo a compartilhar o seu conteúdo, a comentar, a tirar dúvidas, a dar novas ideias para futuros conteúdos, entre outros aspetos.

 

9. REFERÊNCIAS

Etapa opcional caso o autor se tenha baseado em outros textos. Aqui é comum colocar termos como “Traduzido de”, “Baseado em”, “Adaptado de”,  e colocar o URL da fonte.

 

10. LINKS RELACIONADOS

Caso se tenha mencionado alguma empresa, artigo, blog. À semelhança anterior também se coloca o URL de acesso.

Dicas Rápidas

👉 Identifique o seu público alvo e perceba quais os seus interesses e necessidades

👉 Liste palavras e termos chave a incluir nos textos

👉 Aposte na aparência visual com imagens, vídeos, formatação e organização do texto

👉 Seja claro, conciso e objetivo 

👉 Em formato digital optam-se por frases e parágrafos curtos

👉 Utilize frases com sentido positivo

👉 Reduza em adjetivos

👉 Utilize a “voz ativa”

👉 Releia sempre os seus textos antes de publicar!

Pode ter interesse em:

Este artigo foi-lhe útil?
Siga as nossas Redes Sociais!
Iniciar conversa
1
Não hesite em falar connosco!
Olá!
Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.