3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

O que vamos abordar

Desde os primórdios da existência humana, a interação entre os indivíduos ocorre através da comunicação, sendo influenciada pelas disparidades culturais e sociais.

 

Este processo surgiu da necessidade de partilhar informações e estabelecer relações interpessoais.

 

Com o decorrer do tempo, a comunicação evoluiu, assumindo novas formas e conceitos, destacando-se a sua importância em contexto laboral.

O que é Comunicação Interpessoal?

Esta forma de comunicação é essencial em todos os domínios da vida, desde as relações pessoais até ao ambiente profissional. Num mundo cada vez mais interligado, a capacidade de comunicar de forma clara, empática e assertiva tornou-se uma competência fundamental.

 

Na comunicação interpessoal, não se trata apenas do que é dito, mas também de como é dito. A linguagem corporal, o tom de voz e até mesmo o contacto visual desempenham papéis cruciais na transmissão da mensagem. Além disso, a capacidade de ouvir ativamente e compreender as emoções subjacentes enriquece ainda mais a troca de informações.

Comunicação verbal e não verbal

A comunicação verbal traduz-se no diálogo entre duas ou mais pessoas, através da fala, texto escrito e/ou língua gestual.  A capacidade de transmitir a mensagem de forma clara e eficaz, assume um papel predominante no alcance dos objetivos comunicacionais. Cabe ao emissor eleger as palavras adequadas, bem como as nuances expressivas que conferem com exatidão o que pretende transmitir, garantindo o sucesso na transmissão da mensagem.

A nível pessoal, a falha na comunicação pode ter um impacto significativo nas relações interpessoais, desencadeando mal-entendidos e gerando conflitos. Resulta da incapacidade de expressar a mensagem ou ideias de forma clara e percetível, podendo destruir laços afetivos.

No meio organizacional, estas falhas de comunicação são similarmente significativas. Desde mal-entendidos às falhas na transmissão de instruções cruciais, a má comunicação pode prejudicar a eficiência da organização e comprometer o alcance de objetivos. A Equipa como alicerce fundamental de uma empresa, necessita de uma comunicação eficaz, caso contrário decorre em tarefas mal-executadas, baixa produtividade e conflitos internos.

A comunicação não verbal refere-se à transmissão de informação através do uso da linguagem corporal, por vezes de forma involuntária, incluindo o contato visual, expressões faciais, postura, imagem pessoal, gestos, toque, espaço entre outros.

Expressamos uma série de emoções, permitindo identificar a concordância entre as palavras ditas e os sentimentos genuínos da pessoa. Frequentemente criamos uma imagem diferente daquilo que realmente desejamos comunicar, ou até mesmo transmitimos mais do que as próprias palavras.

Este tipo de comunicação pode ser considerado um complemento à comunicação verbal, pois facilita a conexão entre os interlocutores, permitindo que o emissor revele aspetos e particularidades adicionais, que não podem ser totalmente transmitidos através de palavras.

“ 7% da comunicação é atribuída às palavras escolhidas para transmitir a mensagem, enquanto 38% está relacionado ao tom de voz utilizado durante a conversa e 55% à componente visual.”

Albert Mehrabian

Mehrabian partilhou insights sobre a comunicação pessoal e considera que mais de metade da comunicação é visual, realçando que existe uma mensagem silenciosa quando há incoerência entre a mensagem verbal e a componente visual. De forma generalizada, as pessoas maioritariamente atribuem mais credibilidade às mensagens não-verbais.

Refletir sobre a nossa comunicação pessoal envolve repensar a forma como nos posicionamos e convivemos em sociedade.

Tom de voz

O tom de voz, ao refletir os nossos valores e atitudes, desempenha um papel decisivo em contexto empresarial. Numa empresa, equipas motivadas, alinhadas com os valores e capazes de expressar ideias de maneira clara, contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo. E este aspeto é muito importante para quem tem uma empresa em mãos. 

A comunicação, manifestada através do tom de voz, não só fortalece a cultura organizacional, como também promove relações saudáveis entre colegas, clientes e parceiros de negócios. Portanto, compreender e cultivar um tom de voz positivo torna-se fundamental para o sucesso e para o crescimento sustentável de uma empresa.

Comunicação Visual

Os processos de transmissão e receção de informações através de recursos visuais, prescindem da necessidade de texto ou som para a troca de mensagens. Este tipo de comunicação pode proporcionar-se através de cores, formas, imagens, ilustrações ou outras formas de linguagem visual.

Em contexto empresarial, a imagem que um profissional transmite, não se limita apenas à aparência física, mas também à postura, ao vestuário e á linguagem corporal, contribuindo para a construção de uma perceção global que pode afetar a motivação e o compromisso com as metas e valores da empresa.

A adoção de uma comunicação visual coesa e alinhada com a identidade da empresa não só fortalece a marca internamente, mas também influencia a maneira como a organização é entendida externamente.

A consistência na apresentação visual é fundamental para estabelecer uma cultura empresarial sólida, promovendo o sentido de pertença e o brio dos colaboradores na sua ligação à empresa. Assim, investir na comunicação visual no contexto empresarial não se resume apenas a uma questão estética, mas representa uma estratégia crucial para promover um ambiente de trabalho saudável, motivador e alinhado com os valores organizacionais. Este compromisso não apenas influencia positivamente a dinâmica interna da empresa, mas também gera um impacto favorável nos resultados do negócio e no aumento da notoriedade da empresa.

Pode ter interesse em:

notoriedade-da-marca
Notoriedade da Marca
Notoriedade da Marca

Atualmente com a visibilidade online, o marketing digital e a constante evolução da internet na vida das pessoas, a notoriedade de uma marca forte é ainda mais importante

Ler artigo »
Este artigo foi-lhe útil?
Siga as nossas Redes Sociais!
Iniciar conversa
1
Não hesite em falar connosco!
Olá!
Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.