Coaching 4.0 - o apoio para a transição digital das empresas

O que vamos abordar

Provavelmente ainda não é um termo que lhe diga muito, mas o Coaching 4.0 vai ser um apoio do qual vai ouvir falar muito nos próximos tempos. Este incentivo, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai permitir acelerar e potenciar a transição digital das empresas e tem candidaturas abertas.

Neste artigo vamos pormenorizar em que consiste esta medida, como se pode candidatar e quais são as despesas elegíveis.

O que é o Coaching 4.0?

A medida apoia modelos de negócio para a transição digital, Coaching 4.0, foi a forma encontrada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fomentar a aposta da tecnologia nas empresas, através do desenvolvimento de processos e competências na Organização que espoletem a transição digital dos modelos de negócio atuais.

Tem como objetivo recuperar o atraso português relativamente à transição digital, permitindo o acesso ao conhecimento e aos meios tecnológicos digitais que possam promover*:

O Coaching 4.0 na iniciativa indústria 4.0 (i4.0), que faz parte da estratégia nacional para a digitalização da Economia que assenta em três eixos*:

Coaching 4.0
  1.  Acelerar a adoção da i4.0 pelas empresas portuguesas, facilitando a transformação empresarial.
  2.  Promover os fornecedores tecnológicos portugueses como agente da i4.0, favorável ao desenvolvimento de ‘startups’ com impacto na digitalização da economia.
  3.  Tornar Portugal atrativo par ao investimento em i4.0, captar investimento para a i4.0 advindo de condições legais e fiscais favoráveis.

Programas para a transição digital das empresas

Além do Coaching 4.0, existem outros investimentos em matéria de transição digital das empresas num investimento total de 450M€. Atualmente estão em vigor quatro programas para a transformação dos modelos de negócio das PME portuguesas e para a sua digitalização e, consequentemente, aumento de competitividade e resiliência.

 

Os quatro programas que convergem para este objetivo são:

Destinatários, condições e atribuição de verbas

O Coaching 4.0 é um incentivo atribuído sob a forma de vouchers, pretende fomentar a integração de tecnologia nas empresas, apoiando o desenvolvimento de processos e competências organizacionais que fomentem a transformação digital do modelo de negócio das organizações. 

 

Podem candidatar-se Pequenas e Médias Empresas (PME, inclui micro), de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica, estando estabelecidas em Portugal Continental, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

 

A empresa candidata, para ser elegível, deve apresentar capitais próprios positivos nos exercícios de 2022 e 2023 (pré-projeto); apresentar situação regularizada com a Segurança Social, Autoridade Tributária e Fundos Europeus; outras a verificar com regulamentação aplicável e aviso.

 

O programa dispõe de uma dotação orçamental total de quarenta milhões de euros e já se encontra com candidaturas abertas.

Financiamento atribuído para transição digital

O investimento máximo por empresa é de 10 000€, com taxa de comparticipação até 75%.

O financiamento é obtido sob a forma de vouchers e é uma subvenção não reembolsável (fundo perdido).

Despesas elegíveis para apoio à transição digital

Agora que já sabe quantificar as verbas e como são atribuídas, provavelmente a pergunta que se segue é quais são as despesas elegíveis para beneficiais deste apoio.

Deixamos abaixo uma listagem daquelas que são despesas elegíveis para esta medida de financiamento em marketing digital.

Consulte os nossos serviços de Marketing Digital e saiba o que podemos fazer por si e pela sua empresa.

Aproveite para melhorar o desempenho e proporcionar a transição digital da sua organização, através de verbas de financiamento em Marketing Digital afetas ao Coaching 4.0 do PRR.

A única perda que pode ter é se não se informar connosco. Podemos ajudá-lo na candidatura da sua organização e no processo de a elevar ao próximo nível. Pode ter a certeza, bem mais digital!

Última atualização – 14/05/2024

Pode ter interesse em:

lean-management
8 benefícios do Lean Management
8 benefícios do Lean Management para a sua Empresa

No meu primeiro dia de estágio fui confrontada com uma realidade de termos novos que desconhecia relativamente à área da Gestão e do Marketing

Ler artigo »
Este artigo foi-lhe útil?
Siga as nossas Redes Sociais!
Iniciar conversa
1
Não hesite em falar connosco!
Olá!
Não hesite em falar connosco, encontramo-nos ao dispor.